Coaching

    Perguntas podem ser excelentes ferramentas de mudanças.
    (Kouzes e Posner)
Ferramentas do Coaching

  Roda da Vida
  Formulários de Visão e Ambição Pessoais
  Análise SWOT ou FOFA
  Matriz do Tempo
  Business Plan
  Formulário Estilo 80/20
  Perguntas Poderosas

O que é COACHING?

Técnica que visa a aprimorar o desempenho e o aprendizado de outros. Envolve a prática de feedbacks, de questionamentos efetivos, de motivação e de alinhamento consciente entre o estilo gerencial de quem está fornecendo o coaching e a prontidão daquele que o está recebendo para realizar uma determinada tarefa.

O desenvolvimento da sessão normalmente ocorre através de reuniões semanais, no próprio local adequado, com duração média de 80 minutos – em local reservado e sem interrupções, normalmente no final do expediente – a confidencialidade é premissa básica do processo.




Algumas definições de COACHING

  • O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções. Max Landsberg.
  • Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Sir Jonh Whitmore.
  • Ponte entre o estado atual e o estado desejado!
  • Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching.
  • O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.



Porque fazer COACH?

A mudança organizacional e a revitalização estratégica dependem de líderes talentosos. O desenvolvimento de lideranças é instrumental para proporcionar habilidades e perspectivas que elas necessitam, para serem bem sucedidas no mundo de hoje. Alguns tipos de habilidades e conhecimentos podem ser adquiridos através de ler, ouvir e observar. Mas outros somente podem ser adquiridos através da prática e experiência, pois requerem oportunidades, para desempenhar sob pressão e aprender a partir de seus próprios erros e nas experiências diretas no trabalho. A divulgação e a disseminação do coaching não apresentam apenas mais um modismo ou coisas da mídia.

Existem quatro razões pelas qual o coaching está se tornando uma necessidade imperiosa nas organizações:

  • A PRIMEIRA RAZÃO é que está havendo uma mudança incrível no mundo dos negócios. Antes, as organizações estavam acostumadas a um mundo estável e permanente, no qual as coisas mudavam lentamente e de maneira progressiva e previsível. A previsão do futuro era baseada na simples extrapolação do passado. Estruturas burocráticas e hierarquizadas garantiam o sistema de comando-obediência. Hoje, na Era da Informação, com as mudanças rápidas e aceleradas, a imprevisibilidade e a incerteza constituem os fundamentos do mundo dos negócios. O velho esquema de mandar-obedecer não funciona mais e está sendo substituído por outro estilo de liderança-participação, sem o qual as organizações não conseguiriam sucesso em um mundo altamente competitivo e mutável. A velha e arcaica hierarquia organizacional está cedendo lugar a um conjunto dinâmico de lideranças, de construir um sonho que, se não é bem conhecido, será bem diferente do presente e do passado.
  • A SEGUNDA RAZÃO é que, se o mundo mudou, as organizações também mudaram. Melhor dizendo, elas tiveram de mudar para adaptar-se e sobreviver em um contexto darwiniano. As organizações passaram por profundas mudanças estruturais e um forte enxugamento e simplificação de seus velhos organogramas. Antigamente, as organizações se caracterizavam por estruturas verticalizadas, inchadas e com várias camadas na pirâmide hierárquica. As deficiências ocorridas no meio da pirâmide podiam ser superadas ou compensadas pelos mais experientes que ocupavam posições mais elevadas. Atualmente, as organizações apresentam poucos níveis intermediários e são predominantementes horizontalizadas. A relação entre chefes e subordinados é cada vez mais direta, igualitária e menos burocráticia. Cada um deve estar preparado para solucionar os problemas na medida em que aparecem, e sem necessidade de recorrer à hierarquia.
  • A TERCEIRA RAZÃO está na importância gradativamente maior do capital humano no desempenho e sucesso das organizações. Os tradicionais fatores de produção – natureza, capital e trabalho obreiro – já deram quase tudo que podiam dar. Eles esgotaram e exauriram sua capacidade de agregar valor. A excelência deve ser buscada em outro lugar. O capital financeiro – que envolve prédios, máquinas, equipamentos, matérias-primas, dinheiro – está gradativamente cedendo espaço para o capital intelectual. E boa parte do capital intelectual está contida no capital humano. E a atividade humana está se tornando cada vez mais intelectual, cerebral e criativa. O capital humano é muito mais do que um simples conjunto de pessoas trabalhando em uma organização. Ele constitui um ativo intangível na medida em que contribui com uma riqueza incomensurável: o conhecimento e a competência.
  • A QUARTA RAZÃO é que o capital humano somente pode crescer, florescer e aumentar indefinidamente através da aprendizagem, é o combustível principal que move as pessoas e organizações em direção ao desenvolvimento e à excelência. Antes de desenvolver a organização em si, a tarefa prioritária está em desenvolver os líderes e buscar incrementar as competências humanas. Por esta razão, muitas organizações estão se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem e os antigos órgãos de treinamento estão se transformando em verdadeiras universidades corporativas. O coaching constituiu a maneira mais simples, barata e efetiva de garantir a aprendizagem contínua das pessoas em uma organização.


Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Por que o coaching? In: CHIAVENATO, Adalberto.
Construção de Talentos – Coaching e Mentoring: as novas ferramentas da gestão de pessoas.
Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2012.
Tipos de COACHING

   Coaching de Vida - Life Coaching

Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida.

A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc.

O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs.


    Coaching Executivo

Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios.

Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado.

Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.


    Líder Coach

Visa promover junto aos líderes inovação e acelerar resultados.

Desenvolver e reter recursos humanos estratégicos junto a equipes de alta performace.

Ajuda a alavancar a comunicaçãodo líder junto as equipes na organização e aumentar a eficácia e o comprometimento com metas pessoais, profissionais e organizacionais.

Por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.


    DISC® - Professional Disc Certification

Avaliações comportamentais podem conduzir a um maior sucesso profissional.

A teoria DISC® afirma que existem quatro padrões básicos de comportamento previsíveis observados em seres humanos. Compreendê-los pode se traduzir em sucesso profissional, pessoal e o levar ao mais alto grau de satisfação nas relações pessoais.

"DISC®" é um acrônimo para DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA de consciência.

A ciência comportamental por trás da avaliação DISC® sustenta que todas as pessoas possuem essas quatro qualidades básicas de comportamento em diferentes graus.

Aplicações

O coaching envolve um fluxo contínuo de instruções, comentários e sugestões entre líder e subordinado e se baseia na orientação visando à aprendizagem contínua e alavancada. Inclui reuniões espontâneas entre Lider coach e subordinados para discutir objetivos de carreira, aumento da produtividade, desenvolvimento profissional, informações relevantes, feedback, diagnóstico de problemas e resolução deles, redução de incertezas, etc. Apoio e suporte, motivação, estímulo, orientação, retaguarda são aspectos que não podem faltar. O subordinado trabalha diretamente com o líder coach que é totalmente responsável pelo seu desenvolvimento e incentivo. O importante é aproveitar os chamados , aquelas oportunidades que surgem no andamento do trabalho que requerem intervenções do líder coach.

Cinco desses momentos mais comuns são quando um funcionário:

  • demonstra um novo interesse ou habilidade;
  • solicita feedback;
  • expressa um interesse em alguma mudança na organização;
  • experimenta baixa produtividade ou qualidade no trabalho;
  • mostra desejo de oportunidades de desenvolvimento.

Dicas são importantes para melhorar a técnica de coaching:

  • crie um ambiente de coaching: identifique seu papel como líder coach para apoiar o desenvolvimento e eficácia dos subordinados; coloque parâmetros: estabeleça o que você pretende para focalizar somente o aumento da eficácia no departamento ou outra visão mais ampla;
  • ouça ativamente o funcionário: evite interrupções, sejam alheias ou provocadas por você mesmo; ouça, provocando mais comentários do funcionário; troque idéias com o funcionário; reflita com ele sobre como resolver os problemas.;
  • peça perguntas ao funcionário: estabeleça como objetivo da interação ajudar o funcionário a alcançar o patamar ou a fazer um trabalho melhor; não dê ordens, mas faça o seu papel de localizar dúvidas e abrir novas possibilidades ou explorar novos assuntos;
  • dê um feedback útil: faça o funcionário identificar suas fraquezas ou dificuldades e superá-las; dê inputs e insumos que ajudem o funcionário a esclarecer ou priorizar o que necessita ser feito.

Por todas essas razões, o coaching pode ser entendido como uma técnica de supervisão, de orientação, de treinamento e até de gestão do desempenho; na verdade, ele é isso tudo e alguma coisa a mais: uma maneira direta e eficaz de motivar e estimular as pessoas, dar-lhes orientação e rumo na vida profissional, incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Afinal, nada melhor do que a interação humana e a emoção no intercâmbio de idéias e conhecimentos. Isso é difícil? Leva tempo? Não importa, o que importa é que vale a pena!

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Você sabe realmente o que é 'coaching'?
(Disponível em: www.chiavenato.com. Acesso em 03 mar 2005.)
Utilizações
  • Motivação dos colaboradores - Apreciações e avaliações
  • Delegação - Desempenho de tarefa
  • Solução de problemas – Planejamento e revisão
  • Problemas de relacionamento – Desenvolvimento pessoal
  • Formação de equipes – desenvolvimento de pessoal
  • Desempenho de tarefa – Equipe de trabalho